Os Exus e as Pombo Giras são entidades que trabalham na linha da esquerda, e são muito evoluídos, ao contrário do que dizem por aí. São espíritos que tiveram em sua vida terrena, experiências marcantes, por vezes traumatizantes, mas que conseguiram entender a evolução baseada no amor, caridade, prática do bem e proteção. Apropriados dessa consciência, receberam o privilégio de trabalhar como guias espirituais na Umbanda, afim de auxiliar os encarnados, utilizando suas habilidades e subir os degraus no caminho de sua própria evolução.
São comumente encontrados em encruzilhadas, cemitérios e tem ligação forte com a magia e a quebra de demanda. São a milícia espiritual e os cumpridores da Lei – A lei é sempre justa.
Os locais de maior atuação, são cemitérios, encruzilhadas e necrotérios, pois são os bloqueadores das investidas de quiumbas, entidades de baixíssima vibração, que querem se aproveitar da energia vital e material contida nesses lugares.
Os Exus se travestem em muitos momentos de figuras horrendas, pois além da proteção, são responsáveis por resgates de espíritos em regiões umbralinas de grande sofrimento, regiões essas onde há presença marcante de entidades de baixíssima vibração, rondando e se apoderando dos espíritos ali presentes e sua respectiva energia, logo os Exus se apresentam tão assustadores e poderosos, quanto os lugares e entidades pelas quais podem encontrar.
As pombo-giras, giras, ou moças como são carinhosamente chamadas, são a personificação feminina de Exu, mensageiras do mundo espiritual, e trazem consigo o poder da sedução, extravagância, amor e beleza, características utilizadas com muito carinho e cuidado, para proteção da casa e daqueles que nela trabalham. Foram em suas encarnações mulheres batalhadoras, protagonizando grande sofrimento e opressão, sendo assim, as especialistas nos tratamentos de prisões psicológicas e sentimentais, tanto para os espíritos desencarnados quando para os encarnados.
Laroyê Exu, Exu é Mojubá!
Pablo Sousa
Uberlândia, 21 de julho de 2017.
Ótima abordagem. Incessantemente temos que lutar contra as mistificações baseadas em preconceitos históricos e desconhecimento !
Laroyê <3
Obrigado, Mãe! <3
Ótimo texto, Pablo. Elucidativo que cumpre a função de desmitificar o preconceito os quais são expostos. Exus e Giras são espíritos evoluídos que conseguem trabalhar a luz nas sombras. Laroyê Exu, Exu é Mojubá.