top of page
Buscar

Os cristais

CEPMM

O que são e como atuam?

Os cristais são seres minerais de pura luz. "Os cristais são o DNA da Terra, um registro químico da evolução, [...] e guardam a indelével lembrança das forças poderosas que os moldaram." (HALL, 2008, p. 14). Eles se apresentam, naturalmente, em formas geométricas como triângulo, losango, quadrado, etc., porém, podemos encontrá-los lapidados, em formas de ovo, pirâmide, esfera, merkaba, bastão e outros. "Seja qual a forma que assumam, a sua estrutura cristalina pode absorver, conservar, concentrar e emitir energia, especialmente na faixa de onda eletromagnética." (HALL, 2008, p. 14). Devido ao seu poder energético, os cristais tem sido usados, há muito tempo, para promoção da cura de doenças e outros desequilíbrios, sejam eles físicos, emocionais, mentais ou espirituais.

Os cristais, com suas propriedades terapêuticas, atuam através da ressonância e vibração. Eles podem ser utilizados em contato com a pele do paciente, em harmonização de ambiente, meditação e através de elixir de cristais. Atuam principalmente no corpo energético do individuo, onde se encontram os centros energéticos, chamados chakras, reequilibrando estes centros e amenizando problemas físicos e psicológicos. Os cristais trabalham todo tipo de stress, bloqueios emocionais, fobias, medos, depressão, insônia, dores, desintoxicação dos órgãos, a mente e as emoções e estimulam o sistema imunológico.

Para ambientes, Hall (2008) sugere utilizar os cristais de acordo com suas características energéticas: prosperidade (citrino e olho-de-tigre), amor (rodonita e quartzo rosa), absorção de negatividade e neblina eletromagnética (turmalina negra, quartzo fumê, âmbar e ametista) e energia angélica (selenita); posicionando-os de acordo com a área correspondente no Feng Shui.

Limpeza dos cristais

Os cristais precisam ser limpos após a aquisição/compra e, também, a cada tratamento terapêutico, não devendo, nunca, utilizar os mesmos cristais em diversos pacientes sem uma devida purificação, pois, eles podem transmitir energias indesejáveis de um paciente para outro. Existem alguns cuidados para limpeza, energização e programação dos cristais. A maioria dos cristais podem ser limpos através da imersão em água com sal grosso por algumas horas ou, deixados em um recipiente com sal grosso a noite toda, através de banho de cachoeira, água salgada do mar ou defumação. Alguns cristais não devem entrar em contato com a água: "Cristais como a selenita são solúveis em água." (HALL, 2008, p. 30).

Por isso, conhecer os cristais e suas propriedades é fundamental para melhor aproveitamento dos seus benefícios. Para energizar os cristais, pode-se colocá-los na luz direta do sol ou da lua. Cristais de cores quentes devem ser energizados ao sol, já cristais de cores frias, a luz da lua. Após a limpeza e energização do cristal, deve-se proceder a sua programação mental e energética, colocando o cristal nas mãos e pedindo que ele libere suas energias curativas em prol de si mesmo ou do paciente. Os cristais e os chakras

Os chakras ou rodas são centros energéticos situados no nosso corpo etérico. Existem sete centros principais de energia no corpo, cada um com uma cor associada. São eles: da base (vermelho), do sacro (laranja), do plexo solar (amarelo), do coração (verde e rosa), da garganta (azul claro), do terceiro olho (índigo), da coroa (roxo/violeta).

Fonte: baseado no quadro de HALL, 2008, págs. 364-365

*Cristais utilizados na harmonização dos chakras, (figura abaixo). São facilmente encontrados em casas especializadas.

Os cristais e suas cores

Existe um outro método, mais simplificado, que é o de determinar a função terapêutica da pedra pela sua coloração. Nesse caso seus efeitos seriam consequências de sua cor. Não devemos esquecer que a cor de uma pedra é resultante da sua composição química ou das inclusões que tenham ocorrido na sua formação. Vamos, então mostrar agora, de forma resumida, os atributos das cores (MARTINS, 2014).

Vermelho: O vermelho age centrifugamente, isto é, ele puxa para fora. Ele aquece, leva o sangue para onde esta a pedra, trazendo para a superfície as toxinas. Ele alivia cãibras, sonolência, desânimo, apatia. Vermelho é bom para os friorentos, anêmicos, letárgicos. Ele aumenta a força, a combatividade, mas aumenta também a agressividade. Atua principalmente no primeiro chakra.

Laranja: O laranja é a combinação do vermelho com o amarelo, possui, portanto, um pouco das características de cada uma dessas duas cores. É energizante. O laranja faz com que uma pessoa conscientize-se de seu próprio valor. Aumenta o amor próprio. Estimula a sexualidade. É adequado para quem se desvaloriza perante os outros. Auxilia a digestão, ajuda a dissolver cálculos, e eficaz na bronquite e na asma. Auxilia também na obesidade e na prisão de ventre. Ajuda, também, a eliminar mágoas que ficaram guardadas. Atua no segundo chakra.

Amarelo: Amarelo é a cor que tem relação com o processo intelectivo. Ele atua no cérebro, nos nervos, no pensamento. O amarelo é energizante. Ele atua na ingestão, assimilação e construção. Favorece a digestão. Age sobre o fígado e o plexo solar. Age na pele. Pessoas passivas demais devem usar o amarelo para estimular a atividade. O amarelo é excitante e diminui a fadiga. Atua principalmente no terceiro chakra (umbigo).

Ouro: Pedras douradas estimulam o coração e o plexo solar. Aumentam a autoconfiança. Trazem prosperidade. Atuam no quarto chakra (coração).

Rosa: Ajudam a despertar a ternura. As pedras cor de rosa estimulam a afetividade e o sentimento de bem estar e felicidade. Atuam no quarto chakra (coração), no aspecto mais emocional.

Verde: Proporciona equilíbrio. É anti-infeccioso. Atua no quarto chakra, no aspecto físico. Age também nos rins e nos problemas estomacais. Atrai a prosperidade.

Azul: E refrescante, acalma, transmite uma sensação de paz. Induz o sono. É anestésico e antisséptico. O azul abaixa a pressão sanguínea, inibe a atividade (relaxante). As pedras azuis. As pedras azuis têm efeitos refrescantes sobre abcessos, úlceras, e estados febris. Sua ação é antivermelho. Empregado em casos de aftas, inflamações, cólicas, dores de cabeça, vômitos, picadas de insetos, dor de garganta. Atua principalmente no quinto chakra (garganta).

Índigo: Fortalecemos órgãos dos sentidos, principalmente olhos e ouvidos. Estimulam a visão interior. É anti-hemorrágico. As pedras índigo ajudam no tratamento de todas as doenças que de alguma forma prejudiquem a capacidade de pensar. Ajudam a combater a melancolia, hipocondria, alucinações, demência, histeria. Atua no sexto chakra.

Violeta ou Púrpura: Violeta tem relação com o misticismo, a purificação. O violeta estimula o aspecto mais espiritualizado. E a cor dos sentimentos mais elevados, das aspirações, do idealismo. Desestimula as explosões de raiva, acalma dores de cabeça. Também pode ser usado em casos de queda de cabelo e caspa. Atua principalmente no sétimo chakra (coronário)

Cristais Etéricos e Quânticos

Os Cristais Etéricos Quânticos Universais** são muito mais poderosos do que aqueles encontrados na terra. Eles são colocados no corpo apenas apontando em alguma área do corpo e pensando no nome das pedras. A pedra desaparecerá quando a energia não for mais necessária.

Existem outras formas de utilização dos cristais etéricos quânticos, diferentes daquelas que aqui apresentaremos, a título de exemplo, à seguir.

Tratamentos método tradicional: Simplesmente aponte ou toque em uma posição e então diga mentalmente o nome apropriado das pedras, depois “cristal etérico quântico” e elas estarão no lugar energeticamente.

  • Um exemplo: Faremos uma sessão cura com 3 pedras: Rubi, Quartzo Rosa e Citrino. Nós gostaríamos de colocar o Rubi no Chakra básico, o quartzo Rosa no Chakra cardíaco e o Citrino no Plexo Solar. Coloque o rubi apontando com seu dedo (ou com sua mente somente) no Chakra básico e diga mentalmente: "rubi". O rubi será colocado imediatamente. Vá sobre o Plexo Solar. Aponte e pense: "Citrino". Faça o mesmo com o quartzo Rosa. Você pode também colocar Cristais Etéricos Quânticos nos órgãos. Você poderia, como um exemplo, dizer mentalmente: "Citrino na bexiga". O Citrino será então colocado na bexiga. Após ter colocado pedras, você pode executar Reiki, massagem, Aromaterapia etc., ou você pode escolher deixe a sessão de cristal etérico sozinha. As pedras desaparecerão quando não forem mais necessárias. “Mesmo que desnecessário você pode sempre remover os cristais, apenas pensando, “remova”; Citrino “ou” removendo todos os cristais”. Use o mesmo método em você mesmo para auto cura. Tratamentos método atitude de canal.

Tratamento à distância: Para colocar um cristal etérico à distância, você pode usar a seguinte sentença: "coloque Citrino sobre (nome do Chakra ou órgão da pessoa...)". A pedra será colocada então imediatamente.

**Para que os Cristais Etéricos Quânticos sejam ativados é necessário uma iniciação por pessoa habilitada na técnica, conforme o autor consultado para este tópico e para o tópico “Os cristais e suas cores”. (MARTINS, 2014).

Referências

HALL, Judy. A Bíblia dos cristais: o guia definitivo dos cristais. São Paulo: Pensamento, 2008

MARTINS, Edgar. Cristais Etéricos Quânticos Universais. 1ª edição, 2014. Disponível em: <http://escolaflordavida.com/>. Acesso em 22/07/2017.

Sugestões para aprofundamento

Sobre os cristais:

Apostila. Tudo sobre cristais. Disponível em: <https://pt.scribd.com/doc/295880847/APOSTILA-COMPLETA-CRISTAIS-pdf>. Acesso em: 08/08/2017.

Cristaloterapia para Nova Era. Espaço Ciranda do Amor. Disponível em: <https://dlq8vi77lxj74.cloudfront.net/media/e55e91b2cc22ba117ba8d1546537f7a4c037cf67/7508b43a0f61dc5994742da6fe3a37641aa5a512/1468276654/cristaloterapiaparaanovaeraaula01.pdf>. Acesso em: 08/08/2017.

Cristaloterapia para Nova Era (Parte 2). Espaço Ciranda do Amor. Disponível em: <https://dlq8vi77lxj74.cloudfront.net/media/e55e91b2cc22ba117ba8d1546537f7a4c037cf67/96a720864ddbee2f2d13481989da2eda38bc2ee1/1480006876/cristaloterapiaparanovaeraaula14.pdf >. Acesso em: 08/08/2017.

Guia das Pedras e Cristais - Mini Enciclopédia, vol. 1. Disponível em: <http://cursosextensao.usp.br/pluginfile.php/103645/mod_resource/content/1/Livro_Cristais_Aquarius.pdf>. Acesso em: 08/08/2017.

KOBAYASHI, Simone. Como funciona a terapia com pedras e cristais: Técnica oferece equilíbrio, autoconhecimento e ajuda em momentos de crise. Disponível em: <http://www.personare.com.br/como-funciona-a-terapia-com-pedras-e-cristais-m5419>. Acesso em: 08/08/2017.

MACHADO, Lilia Cristina. Gemoterapia – O uso dos cristais e pedras preciosas na manutenção do equilíbrio da energia. 2013 Disponível em: <http://www.perse.com.br/novoprojetoperse/BSU_Data/Books/N1363215427332/Amostra.pdf>. Acesso em: 08/08/2017.

Apostila Cristais Etéricos:

A ERA DOS CRISTAIS E FLORAIS. Disponível em: <http://escolaflordavida.com/wp-content/uploads/2014/02/O-livros-Cristais-Florais-Et%C3%A9ricos.pdf>. Acesso em: 08/08/2017.

Cristais e Chakras:

CARVALHO, Miriam. Chacras - Harmonização com Cristais. Disponível em: <http://www.somostodosum.com.br/artigos/autoajuda/chacras-harmonizacao-com-cristais-13826.html>. Acesso em: 08/08/2017.

KOBAYASHI, Simone. Desvendando o significado dos chakras: Centros de energia em desequilíbrio sinalizam o que é preciso melhorar. Disponível em: <http://www.personare.com.br/desvendando-o-significado-dos-chakras-m2073>. Acesso em: 08/08/2017.

Cristais e Umbanda:

Os Orixás e o poder das pedras e cristais. Disponível em: <http://www.raizesespirituais.com.br/os-orixas-e-o-poder-das-pedras-e-cristais/>. Acesso em: 08/08/2017.

Os Cristais e Os Orixás. Disponível em: <http://umbandaemmovimento.blogspot.com.br/2011/07/os-cristais-e-os-orixas.html>. Acesso em: 08/08/2017.

SARACENI, Rubens. A Magia das Pedras. Disponível em: <http://umbandaeucurto.com/rubens-saraceni/2015/magia/a-magia-das-pedras/>. Acesso em: 08/08/2017.

Conteúdos diversos sobre cristais:

ESCOLA FLOR DA VIDA. Disponível em: <http://escolaflordavida.com/c/cristais/>. Acesso em: 01/08/2017.

 
 
 

© 2016 por Hibou Sistemas.

Endereço: 

Rua dos Cristais 555 - Jardim Holanda

Uberlândia -  MG 

bottom of page