“Vá em frente. Mesmo que não enxergue
o topo da montanha, continue subindo.
O caminho se faz caminhando.”
(Johnny De’ Carli)

Reiki (Rei significa universal e Ki é a energia vital) é um método de cura natural desenvolvido por Mikao Usui, japonês nascido no dia 15 de agosto de 1865, dia em que é comemorado o Dia Internacional do Reiki. Após a sua iluminação, Usui Sensei dedicou-se a desenvolver a técnica do Reiki e usar o poder de cura em prol da humanidade. Segundo Peter (2013, p. 18) "Usui Sensei criou o conceito "Shin Shin Kaizen Usui Reiki Ryoho" para denominar o poder que sentia dentro de si. Essa expressão significa "Método de cura Usui, por meio da energia espiritual, para curar o corpo e o espírito (ou alma)". Ainda segundo Petter, o Reiki é um caminho espiritual que leva a cura integral do praticante de Reiki e seus pacientes (ibidem, p. 19).
De’ Carli (2014, p. 18) descreve que o “Reiki é um sistema natural de harmonização e reposição energética que mantém ou recupera a saúde. É um método de redução de estresse. Reiki é um sistema próprio para despertar o poder que habita dentro de nós, captando, modificando e potencializando energia. Funciona como instrumento de transformação de energias nocivas em benéficas." Ainda, segundo Petter (2013, p. 67) "O objetivo principal do Reiki não é só curar doenças, mas também promover o fortalecimento de talentos naturais já existentes, o equilíbrio da mente, a saúde do corpo e, com isso, a conquista da felicidade."
O método Reiki chegou ao ocidente trazido pela americana de origem japonesa Hawayo Takata nos anos 40 e, em 1983, o Reiki entrou pela primeira vez no Brasil, trazido pelo Dr. Egídio Vecchio- PHd e tendo a Dr.ª Claudete França como primeira Mestre em Reiki em toda a América do Sul (ABReiki). Atualmente, no Brasil, há a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), que foi instituída em 2006, a partir da Portaria GM/MS nº971, com cinco práticas disponíveis para aplicação no Sistema Único de Saúde (SUS). Nesse ano de 2017, o Reiki foi introduzido no SUS, como uma das PIC's - Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, o que viabiliza sua prática de forma gratuita e continua.
Segundo a Associação Brasileira de Reiki (ABReiki):
1) Reiki é uma ciência energética. Reiki trabalha independente de qualquer sistema religioso.
2) Reiki é energia não polarizada, portanto, sempre segura.
3) Como o Reiki é não polarizado, pode ser usado até por uma criança; pode ser usado para tratar, até mesmo, doenças crônicas; ou por um adulto de qualquer meio social. 4) Sendo não polarizado, Reiki trabalha conjuntamente com qualquer outra forma de terapia incluindo medicamentos, quimioterapia, cirurgia, homeopatia, acupuntura, etc.

5) Porque Reiki é energia que emana do nível subatômico, quando fazendo o tratamento, o terapeuta utiliza primeiramente a Energia Reiki e de uma maneira menor, de toda energia inata do corpo. O terapeuta de Reiki não arrisca nada ao tratar de outros e o Reiki na verdade estará energizando-os quando eles tratam de outra pessoa. Após tratar muitos pacientes, por mais que estejam doentes, o terapeuta Reiki geralmente se sente mais energizado.
6) Reiki trabalha no plano causal, isto é, no nível da raiz da causa e como tal, trata o corpo como um todo; É holístico por natureza, porém não requer nenhuma habilidade em diagnosticar por parte do terapeuta. Por estas razões, Reiki pode ser usado eficientemente por qualquer pessoa de qualquer idade ou meio social.
O Reiki possui princípios éticos ou regras de conduta, o Gokai. Usui Sensei indicava recitar todos os dias, de manhã e a noite, as regras de conduta, em posição Gassho (mãos em prece), repetindo em idioma original as palavras em voz alta, sentindo-as ressoar dentro do seu coração.
Kyo Dake Wa: Somente hoje:
1) Ikaru-na: Não se zangue;
2) Shimpai suna: Não se preocupe;
3) Kansha shite: Seja grato;
4) Gyo o hage me: Cumpra seu dever (no sentido de: assuma suas responsabilidades, faça a coisa certa);
5) Hito ni Shinsetsu ni: Seja bondoso (gentil, carinhoso, compassivo) com as pessoas próximas. (PETTER, 2013, págs. 21 e 22)
Para praticar o método Reiki há a necessidade de uma sintonização energética ou iniciação realizada por um mestre habilitado. A técnica é dividida em três níveis ou graus, sendo o terceiro nível subdividido em dois, são eles:
Nível 1 - Shoden - O despertar;
Nível 2 - Okuden - A transformação;
Nível 3A - Shinpiden - "Mestre de Si" ou "A realização";
Nível 3B - Shihan-Kaku / Shihan - "Mestrado".
Em cada nível o praticante de Reiki recebe uma sintonização e a técnica do referido nível, além de símbolos específicos. Porém, somente após o último nível concluído (3B/Mestrado), é que o reikiano pode realizar a sintonização de outras pessoas, ou seja, ensinar o Reiki e iniciar outras pessoas no método.
Pode-se aplicar Reiki em pessoas de todas as idades, animais, plantas, alimentos, remédios, na água para beber e, até para a harmonização de ambientes. O uso do Reiki é ilimitado e completamente seguro. Enfim, o Reiki é uma filosofia de vida que, ao ser praticado constantemente, direciona o reikiano a uma vida com mais qualidade e harmonia.
REFERÊNCIAS
Livros:
PETTER, Frank Arjava. Isto é Reiki: das origens tradicionais japonesa ao uso prático: cura para o corpo, a mente e o espírito. São Paulo: Pensamento, 2013.
DE’ CARLI, Johnny. Reiki Universal. São Paulo: Butterfly, 2014. 304 p.
Sites:
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE REIKI. Reiki. Disponível em: <http://www.ab-reiki.com.br/index.htm> Acesso em: 03/08/2017.
BRASIL. Ministério da Saúde. SUS passa a oferecer mais 14 tratamentos alternativos. Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/saude/2017/03/sus-passa-a-oferecer-mais-14-tratamentos-alternativos> Acesso em: 03/08/2017.
SUGESTÕES PARA APROFUNDAMENTO
Artigos Científicos:
DÍAZ-RODRÍGUEZ, L. et al. Uma sessão de Reiki em enfermeiras diagnosticadas com síndrome de Burnout tem efeitos benéficos sobre a concentração de IgA salivar e a pressão arterial. Rev. Latino-Am. Enfermagem. set.-out. 2011. Disponível em: <http://rlae.eerp.usp.br/>. Acesso em 19/09/2017
FREITAG, V. L.; SARTORI, I. D.; ROSSATO, M. B.; ANDRADE, A. Benefícios do reiki em população idosa com dor crônica. Texto & Contexto Enfermagem, vol. 23, núm. 4, octubre-diciembre, 2014, pp. 1032-1040. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=71433508026. Acesso em 19/09/2017
Sites:
INSTITUTO BRASILEIRO DE PESQUISAS E DIFUSÃO DO REIKI <http://reikiuniversal.com.br/>
DIÁRIO DE UM REIKIANO. <http://www.diariodeumreikiano.com.br/>
Em Inglês:
REIKI RAYS, your daily source of Reiki inspiration. <https://reikirays.com/>
Vídeos sobre Reiki
REIKI: O PODER DE CURA COM AS MÃOS
VANTAGENS E BENEFÍCIOS DO REIKI
GLOBO REPÓRTER 14/09/2012 TERAPIA REIKI